Conhecer os mercados públicos da cidade do Recife é uma atração turística à parte. É conhecer um pouco da história da cidade, seu passado, bem como ter a oportunidade de conviver com cidadãos, saborear as comidas regionais e comprar e conhecer os produtos artesanais produzidos e vendidos.
A vida pulsa nos mercados públicos do Recife. São parte de sua identidade. Emprestam-lhe charme e revelam o caráter de sua gente, seus hábitos, costumes, sua cultura. Conferem tradição. Cada mercado com sua personalidade e importância na vida da comunidade.
A busca por informações sobre os mercados públicos do Recife se apresenta de forma difícil e incompleta. A descentralização das informações, muitas delas ainda em documentos não digitalizados, dificulta o processo de pesquisa e apanhado histórico dos mercados públicos existentes.
Os mercados são equipamentos importantes para a economia da cidade. Muitos são localizados em bairros residenciais e movimentam a economia local através de um variado leque de produtos. É possível encontrar também figuras caricatas em cada mercado, sejam comerciantes ou os próprios frequentadores dos espaços.
A falta de investimento para disseminação do ‘valor’ do patrimônio dos mercados para o público não permite criar o sentimento de pertencimento destes bens culturais à população e a sua importância como valor histórico para a cidade. De todos os mercados públicos disponíveis no Recife, apenas o Mercado de São José possui tombamento.
Os mercados ainda não são valorizados como patrimônio histórico, e a população pernambucana não tem conhecimento total dos seus bens e nem de sua importância. A falta de informação a respeito acarreta a desvalorização destas construções históricas, compromete a guarda e preservação do patrimônio, gerando danos irrecuperáveis a esses bens culturais arquitetônicos, como depreciação, depredação e vandalismo.
Através de imagens e da informação é possível explorar o universo dos mercados presentes na cidade do Recife e estimular o espectador a visitação e valorização do patrimônio. A centralização destas informações e sua disponibilização promove um aquecimento do setor de turismo e lazer, enriquecendo a história local e desenvolvendo ainda mais os pontos turísticos/culturais.
O objetivo deste projeto é a valorização do patrimônio arquitetônico e cultural através de fotografias e disponibilização de todo o material por meio de livre acesso (internet) ao público. Como forma de acesso a todos os públicos, o projeto conta com acessibilidade (audiodescrição) das imagens e textos presentes no site.